NOVA TECNOLOGIA PARA ARMAZENAGEM DE UVAS

NOVA TECNOLOGIA PARA ARMAZENAGEM DE UVAS

Voltar a Nosso impacto

“Produzir e comercializar uvas de alta qualidade e de maneira mais lucrativa e sustentável” é a declaração de missão da Agrivale, uma das empresas líderes na produção de uvas, localizada no Vale do Rio São Francisco, no nordeste brasileiro. Fundada em 1996, a empresa tem a reputação de não somente desenvolver e produzir uvas saborosas e crocantes, mas também por manter um relacionamento ético e equilibrado com funcionários, fornecedores e meio ambiente.

Com o crescimento mundial nos últimos anos da demanda por uvas e o aumento da renda disponível, os hábitos alimentares da população mudaram e passaram a incluir mais frutas frescas. Uvas contêm uma grande variedade de nutrientes, especialmente vitaminas C e K, são ricas em antioxidantes, que ajudam no reparo das células danificadas, e podem prevenir doenças crônicas.

Os avanços tecnológicos da forma como as uvas são armazenadas também contribuíram para o crescimento do mercado. Em março de 2021, a Agrivale contratou a Güntner para modernizar os resfriadores de ar em sua câmara frigorífica das uvas, originalmente construída 18 anos antes. A câmara de 2.160 metros cúbicos é usada para armazenar cerca de 250 toneladas de frutas em uma temperatura entre 0°C e -0,5°C.

“A uva produzida no Vale do São Francisco é uma fruta muito sensível e de alto valor agregado”, afirma Luciano Costa, representante técnico de vendas da Güntner no Brasil. “A estabilidade da temperatura ambiente e umidade do ar foram fatores-chave, que deveriam ser levados em consideração neste projeto, pois o objetivo era garantir a qualidade do ar frio para se obter a excelência do produto final.”

Porém, não levamos em consideração apenas a temperatura. Como normalmente é o caso na produção de uvas, são usados na câmara sachês de metabissulfito de sódio. Este sal reage com água e gera dióxido de enxofre, que mantém as frutas livres de fungos. Mas, com o tempo, os componentes químicos causaram a corrosão do trocador de calor existente.

“Então, nossos esforços não focavam apenas no resfriador de ar”, diz Costa.


“O SISTEMA DE RESFRIAMENTO DA GÜNTNER FOI CUIDADOSAMENTE ADAPTADO PARA SER RESISTENTE AO AMBIENTE MUITO AGRESSIVO GARANTINDO, ASSIM, UMA VIDA ÚTIL MUITO MAIS LONGA DO QUE A DO EQUIPAMENTO ANTERIOR.”

LUCIANO COSTA
REPRESENTANTE TÉCNICO DE VENDAS BRASIL, GÜNTNER


Seis Resfriadores de Ar da Linha Cubic VARIO da Güntner foram instalados. Eles usam menos amônia do que trocadores de calor e também são mais leves e compactos. Além disso, os tubos de aço inoxidável das serpentinas e as aletas revestidas de epóxi dos resfriadores de ar são ideais para resistir aos elementos químicos corrosivos na atmosfera da câmara. Os ventiladores exclusivamente projetados para a Güntner foram usados para promover a circulação de ar na câmara. Também foi incluída uma bandeja isolada para evitar a condensação, juntamente com uma carenagem em liga de alumínio e magnésio, revestida com tinta epóxi em pó branca.

De acordo com Ramon Barbosa, o gerente geral de operações na Agrivale, a solução de resfriamento da Güntner funciona perfeitamente. “Estamos muito satisfeitos com o desempenho da câmara frigorífica, com o acabamento dos resfriadores de ar, que possuem uma aparência excelente, e até o nível de ruído no ambiente”, diz ele.


“FICAMOS IMPRESSIONADOS COM A FACILIDADE DE INSTALAÇÃO: TUDO FOI PLANEJADO ANTECIPADAMENTE, MANTIVEMOS OS PONTOS DE FIXAÇÃO PRÓXIMOS AOS PONTOS DO ANTIGO EQUIPAMENTO PERMITINDO, ASSIM, O USO DA MESMA ESTRUTURA EXISTENTE, SEM PRECISARMOS FAZER MODIFICAÇÕES ADICIONAIS.”

RAMON BARBOSA
GERENTE GERAL DE OPERAÇÕES, AGRIVALE


“O histórico de temperatura demonstra estabilidade e melhora significativa no ar refrigerado,” diz ele. “A formação de gelo no equipamento foi bastante reduzida, em comparação com a antiga solução de resfriamento e, como resultado, a eficiência de degelo aumentou. Depois de colocarmos a câmara em funcionamento, monitoramos o desempenho por um determinado período de tempo e a qualidade da solução de resfriamento foi tão boa que agora usamos o mesmo ambiente para a exportação das uvas.”