Altos padrões de higiene em hospitais

Altos padrões de higiene em hospitais

Voltar a Nosso impacto

Nem é preciso dizer que hospitais e casas de repouso precisam oferecer aos seus pacientes uma dieta balanceada e de alta qualidade. Além disso, eles devem usar da melhor forma possível o espaço de que dispõem. Por isso, faz sentido que terceirizem a preparação de alimentos, além de outros serviços não essenciais. 

Na Alemanha, a empresa ProServ atende instituições do setor de saúde e usa tecnologia de ponta para agilizar toda a operação. No seu ProServ Campusem Pulheim, nos arredores de Colônia, são preparadas até seis mil refeições por dia. Ali também são esterilizados instrumentos cirúrgicos que serão reutilizados nos centros cirúrgicos de hospitais. 

A empresa usa o sistema classificador robótico OSR Shuttle, de última geração, desenvolvido pela empresa Knapp, especialista em automação. Ele coleta itens e os transporta até os funcionários, classifica os pedidos para entrega e reabastece automaticamente os estoques. O sistema está em uso desde 2012 para artigos médicos e farmacêuticos e, desde 2018, quando a ProServ inaugurou um novo prédio com cozinha central e centro de esterilização, passou a ser utilizado para separar e armazenar refeições, suprimentos e instrumentos esterilizados. 

Na área de preparação de alimentos, os ingredientes das receitas chegam em uma esteira rolante à estação de trabalho dos cozinheiros. Uma vez prontos, os pratos voltam para a esteira para serem resfriados e armazenados. Quando chega o momento de usá-los, eles são recolhidos pelo OSR Shuttle e entregues aos trabalhadores, que preparam as refeições completas em bandejas. Elas são então embaladas e armazenadas em uma ordem precisa antes de serem despachadas.

De acordo com Udo Berger, chefe de qualidade e gestão de projetos da ProServ, o sistema OSR Shuttle é eficiente e econômico. “Ele nos permite ter processos otimizados e assim reduzir custos”, diz. “Não precisamos mais trabalhar 24 horas por dia no estoque e conseguimos reduzir significativamente o número de funcionários em um curto espaço de tempo. Os benefícios obtidos com a nova tecnologia pagaram o investimento muito rapidamente, e esperamos que o mesmo aconteça no nosso segundo prédio, onde combinamos pela primeira vez essa tecnologia com sistemas de resfriamento de ar.” 

Porém, como explica Michael FreiherrDiretor-Geral da Güntner, a introdução de um sistema de resfriamento apresentou desafios. “Não há muito espaço para o equipamento de resfriamento, e lá dentro há um robô muito caro: temos que evitar que gotas d’água caiam nele ou na comida”, diz. “E isso normalmente acontece se você fizer um procedimento inadequado. Para evitá-lo, é preciso se livrar da condensação.” A umidade condensada costuma ser removida por meio de canos no teto, mas os próprios canos podem atrair umidade. O isolamento resolve esse problema, mas, ao mesmo tempo, o material isolante pode hospedar bactérias.   

A empresa de refrigeração Sachsen-Kälte contatou a Güntner com esse desafio, e juntas elas começaram a buscar uma solução. A resposta foi o desenvolvimento de um novo produto, o resfriador de ar Dual COMPACT da Güntner, que oferece a opção de bomba d’água de condensação integrada dispensando assim a necessidade de tubulação no ambiente. “A unidade também pode ser aberta para limpeza e inspeção visual, o que é importante, pois as câmaras de processamento são limpas regularmente”, acrescenta Freiherr. 


“A unidade também pode ser aberta para limpeza e inspeção visual, o que é importante, pois as câmaras de processamento são limpas regularmente.”

Michael Freiherr
Diretor-Geral & CTO Güntner


Outro desafio era garantir uma temperatura constante nos locais onde os alimentos eram armazenados e retirados. “A passagem onde o caminhão opera é muito longa e estreita, mas também muito alta”, diz Freiherr. “É preciso ter circulação de ar e temperatura constante em todos os pontos do ambiente para garantir que a comida esteja toda resfriada e que não haja pontos quentes.” 
A solução foi adaptar unidades padrão do Cubic VARIO aos streamers da Güntner, que direcionam o fluxo de ar do ventilador para a parede. “O ar então é direcionado para baixo, o que leva a uma distribuição muito melhor”, explica. 

Hoje, o Dual COMPACT é um produto padrão da Güntner, mas, como aponta Freiherr, só foi criado porque a empresa estava disposta a ouvir as necessidades do cliente e trabalhar em conjunto com ele para produzir algo novo. 

“Normalmente as empresas apenas desenvolvem, produzem e vendem aquilo que seu pessoal desenvolve, produz e vende”, afirma. “Nesse caso, porém, nosso cliente decidiu se posicionar e nos contatar, e juntos fizemos a coisa acontecer.”