COLABORANDO NOS PROCESSOS AGRÍCOLAS INTELIGENTES NA CHINA

COLABORANDO NOS PROCESSOS AGRÍCOLAS INTELIGENTES NA CHINA

Voltar a Nosso impacto

Tiandong é um condado não muito populoso na província chinesa de Guangxi. É uma área com cenário lindo e tradições populares simples. Não se trata de um lugar que é, geralmente, conhecido pelos tipos de avanços tecnológicos encontrados em outras regiões do país. No entanto, Tiandong é atualmente um local para um projeto agrícola inteligente inovador, que demonstra como a China está usando, cada vez mais, novas tecnologias para aproveitar ao máximo seus recursos naturais.

Ao longo das últimas duas décadas, a China teve notável desenvolvimento econômico e social, tornando o país a segunda maior economia do mundo. Mas esse desenvolvimento gerou um maior aumento da demanda por comida para a sua população de 1.4 bilhão de habitantes. Agora, a produção eficiente da safra tem importância crucial no país. Por isso, iniciativas como o projeto Tiandong são simplesmente fundamentais.

O Complexo Agrícola Tiancheng é um projeto do Grupo Agrícola Changjiang Tiancheng de Guangxi, que conta com a ajuda de cientistas da Universidade de Ciências Agrícolas de Guangxi. Foi construída uma estufa espaçosa que cobre três hectares. Ela tem como objetivo oferecer maior qualidade, mudas vegetais saudáveis para agricultores no sul da China ao usar tecnologia de ponta, que inclui automação e um avançado sistema de controle de software. A ciência transformou o que costumava ser uma operação complexa facilitando assim o funcionamento e a manutenção da estufa.

Uma das principais atividades da estufa é o processo de horticultura de enxerto, isto é, quando os tecidos de duas plantas separadas são unificados. Isso significa que a qualidade de frutificação de uma planta pode ser combinada com a resiliência de outra. O sistema de refrigeração altamente automatizado ajuda a criar as condições de crescimento corretas para 80 milhões de mudas enxertadas de plantas como tomates e cápsicos todos os anos. Além disso, também são produzidas 40 milhões de mudas autoenraizadas de uma variedade de diferentes vegetais. Germinação, propagação, enxerto e “pegamento”, que é o processo seguido de enxerto quando as duas plantas formam um elo, acontecem separadamente, em ambientes totalmente controlados.

Na sala de pegamento de enxerto, o sistema de controle inteligente mantém a temperatura, umidade, luz e o tempo adequados necessários para variedades específicas de plantas enxertadas, melhorando assim a taxa de sobrevivência. O processo é auxiliado pelos 28 resfriadores de ar Dual COMPACT da Güntner, que não só garantem que a temperatura permaneça a mesma por toda sala, mas também tem um papel importante para manter o fluxo de ar e a higiene.


“O resfriador de ar Dual COMPACT da Güntner foi otimizado para garantir a distribuição uniforme da temperatura interna, ao mesmo tempo que mantém a quantidade certa de saída de ar, que é muito pequena e estável criando, portanto, o ambiente perfeito para o pegamento de enxerto das plantas.”

Jason Dai
GERENTE DE VENDAS, güntner


A sala de pegamento também tem regulamentos restritos de higiene e uma equipe especializada que limpa e higieniza regularmente a área. Como um produto que é certificado de acordo com os critérios da HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) pela TÜV SÜD Alemã, o resfriador de ar Dual COMPACT da Güntner incorpora recursos especiais de design que auxiliam o processo de limpeza e higiene: “Uma bomba de condensação integrada é um recurso único dos nossos resfriadores de ar,” diz Dai. “Isso não só facilita a limpeza, mas também dá uma aparência mais organizada e aumenta a altura disponível do espaço todo. O design de bandeja articulada significa também que os resfriadores de ar podem ser abertos de qualquer lado para facilitar o acesso, a limpeza e inspeção.”

Grupos de líderes e pesquisadores de toda província de Guangxi visitam o complexo de produção de mudas de alta tecnologia diariamente para ver sua tecnologia avançada em ação. É um indicador de como o país irá atender a futura demanda de alimentos de sua população cada vez mais próspera.


“Projetos agrícolas modernos, de ponta, como esse não são somente raros em Guangxi, mas também em toda a China.”

TANG YUANTAO
GERENTE GERAL, GRUPO AGRÍCOLA CHANGJIANG TIANCHENG DE GUANGXI