Condições especializadas para a produção eficiente de vacinas

Condições especializadas para a produção eficiente de vacinas

Voltar a Nosso impacto

A PT Bio Farma, uma empresa da Indonésia, conta com uma longa história de luta contra doenças e agora está desempenhando um papel fundamental na luta contra a Covid-19, no quarto país mais populoso do mundo. 
Originalmente fundada em 1890, pela administração da Dutch East Indies como um centro nacional para o desenvolvimento de vacinas, a empresa cresceu continuamente ao longo das décadas e, na virada do século, se estabeleceu como um dos nomes mais importantes no mercado global de vacinas. Hoje, a empresa estatal é a maior produtora de vacinas do Sudeste Asiático, tendo uma produção anual de 3,2 bilhões de doses. Seus produtos são usados ​​em mais de 140 países no mundo todo. Seu portfólio inclui vacinas contra doenças virais como sarampo, poliomielite e hepatite B, além de doenças bacterianas como difteria, tétano e coqueluche. A empresa também produz soros para o tratamento de picadas de cobras, tétano e difteria. 

Em 2018, a empresa iniciou a construção de uma nova unidade, um prédio de seis andares, para expandir sua capacidade de produção e armazenagem. “Era um projeto grande porque eles estavam construindo uma nova fábrica”, disse David Widjanarko, Gerente Nacional de Vendas da Güntner Indonésia. “Não é sempre que empresas farmacêuticas constroem uma nova unidade de produção. Normalmente, elas apenas adicionam capacidade extra aos edifícios já existentes, por isso se tratava de um projeto enorme.” 

A empresa está sediada em Bandung, na província de West Java, onde a temperatura durante o dia normalmente atinge a casa dos 20 °C e, portanto, o sistema de resfriamento teria um papel vital na construção da nova unidade.
“Esses produtos são muito delicados e sensíveis”, disse o Sr. Rahardja Yangky, proprietário da DLM Resto Services, empresa que fez a instalação do sistema de refrigeração. “O resfriamento é fundamental para o processo inteiro: desde a temperatura das matérias-primas até a temperatura da área de produção e área final de armazenagem. Certos produtos precisam ser armazenados em uma atmosfera controlada tanto em termos de temperatura quanto o nível de umidade.” 

 


“O resfriamento é fundamental para o processo inteiro: desde a temperatura das matérias-primas até a temperatura da área de produção e área final de armazenagem."

Mr Rahardja Yangky
proprietário da DLM Resto Services


Funcionários da PT Bio Farma visitaram a unidade da Güntner em Pasuruan, na província de Java Oriental, para conhecer mais detalhadamente seus produtos e se assegurar da alta qualidade e certificação de qualidade. A Güntner forneceu um total de 46 unidades dos resfriadores Cubic VARIO para o controle da temperatura nas áreas de produção e armazenagem no prédio novo, além de quatro unidades especiais de resfriadores de ar de alta eficiência com recursos de controle de umidade. 

Na época, ninguém poderia ter previsto qual seria a importância da unidade para a saúde da população da Indonésia. No início de 2020, quando a pandemia de coronavírus começou a se espalhar pelo mundo, desenvolver e a armazenar vacinas contra a Covid-19 se tornaram uma grande prioridade para a PT Bio Farma. Seu papel na crise recebeu o selo oficial de aprovação em agosto, quando o presidente da Indonésia, Joko Widodo, fez uma visita à nova unidade, onde cientistas estavam trabalhando arduamente para desenvolver uma nova vacina. É importante ressaltar que o prédio permitiu que a empresa tivesse seu laboratório na mesma unidade onde estão localizadas suas áreas de produção e armazenagem. 

Em janeiro de 2021, o presidente Widodo se tornou a primeira pessoa na Indonésia a receber a vacina da Covid em um programa ambicioso de vacinação de 181 milhões de pessoas. E até março, o novo prédio já havia se tornado a principal unidade de armazenagem de vacinas da Covid no país, com um total de mais de 49 milhões de doses da vacina chinesa Sinovac Biotech e da vacina britânica AstraZeneca armazenadas em seu estoque e mantidas em temperatura ideal. 

No futuro, a PT Bio Farma começará a produzir sua própria vacina e visa produzir 250 milhões de doses por ano. É difícil não considerar a importância da contribuição da empresa no combate ao vírus. Como disse o ministro da Saúde da Indonésia, Budi Gunadi Sadikin, “As vacinas são o instrumento que protegerá não apenas a nós mesmos, mas também a nossa família, nossos vizinhos, o povo indonésio e toda a civilização humana.” 


As vacinas são o instrumento que protegerá não apenas a nós mesmos, mas também a nossa família, nossos vizinhos, o povo indonésio e toda a civilização humana.”

Budi Gunadi Sadikin
ministro da Saúde da Indonésia