COMO AS MAÇÃS DERROTAM A POBREZA

COMO AS MAÇÃS DERROTAM A POBREZA

Voltar a Nosso impacto

Por muitas décadas, a redução da pobreza na enorme população da China tem sido um dos grandes focos da política governamental do país. E o sucesso tem sido notável: milhões de pessoas passaram a estar acima da linha da pobreza, especialmente nas áreas urbanas, onde houve aumento significativo do nível de emprego, acompanhando o crescimento econômico. Nas áreas rurais, o progresso tem se mostrado mais lento. Ainda assim, a introdução de práticas agrícolas modernas nos últimos anos tem ajudado a melhorar a situação. E é exatamente esse o caso da área rural ao redor de Zhaotong, cidade localizada no nordeste da província de Yunnan. Graças às condições ideais de altitude elevada e sol abundante, desde 1940 cultivam-se ali maçãs, que são vendidas em toda a região sul do país. Porém, mais recentemente, a chamada “cidade das maçãs” introduziu abordagens inovadoras a suas práticas tradicionais. O resultado foi que mais de 300 mil agricultores da região saíram da situação de pobreza.

A Zhaotong Chaoyue Agriculture Company, com sede no distrito de Zhaoyang, foi quem ditou o ritmo desse progresso. Em 2018, a empresa decidiu lançar uma nova marca de maçã de alta qualidade, a Zhaoyang Red, que seria cultivada com o uso de técnicas avançadas de plantio denso, com cultivares de estoque reduzido. Já foi estabelecida uma área de plantio de 4.150 hectares, a maior área individual desse tipo de cultivo no país, que será ampliada para 6.700 hectares até 2022. Um sistema avançado de irrigação por gotejamento é usado para preservar a água, e são usadas “redes antigranizo” especiais para proteger as safras das condições climáticas adversas. Mantendo sua visão moderna, a empresa contratou especialistas em branding para definir a identidade da Zhaoyang Red, estabeleceu canais de varejo com as principais redes de supermercados e criou uma plataforma de comércio eletrônico para comercializar seus produtos.

São utilizadas técnicas avançadas nas suas instalações de produção e no Zhaoyang Red Cold Chain Logistics Park, uma máquina de classificação de última geração (a maior da China) é capaz de processar até 20 toneladas de frutas por hora, medindo a fruta de acordo com uma ampla variedade de parâmetros, incluindo tamanho, peso e cor. As maçãs são uma produção sazonal, mas são consumidas o ano todo; assim, para atender à demanda, as frutas devem ser armazenadas por até oito meses. É preciso ter ótimas condições de armazenamento para manter todas as qualidades das maçãs por todo esse tempo.


“ISSO NÃO É TAREFA FÁCIL QUANDO VOCÊ CONSIDERA QUE A NOVA INSTALAÇÃO DE ARMAZENAMENTO FOI CONSTRUÍDA PARA ARMAZENAR 40 MIL TONELADAS DE FRUTAS.”

Jason Dai
GERENTE DE VENDAS, güntner


“Isso não é tarefa fácil quando você considera que a nova instalação de armazenamento foi construída para armazenar 40 mil toneladas de frutas”, diz Jason Dai, gerente de vendas da Güntner na China. “O desafio não é apenas manter as maçãs resfriadas, mas também em umidade relativa alta, entre 90% e 95%. Além disso, também temos que pensar na economia de energia, a fim de controlar o custo operacional dos sistemas de refrigeração.”

Com todos esses requisitos rigorosos em mente, a empresa de instalações de armazenamento Dehezi (Beijing) Artificial Environment Technology Company escolheu os resfriadores de ar Agri da Güntner e instalou mais de 200 unidades nas novas instalações de armazenamento. Jason e sua equipe de suporte de engenharia projetaram uma solução com resfriadores customizados específica que não apenas garante a qualidade das maçãs, mas também opera com alta eficiência energética. Ao contrário do que ocorre com os resfriadores de ar usados em armazéns de logística, o design especial de suprimento de ar dos resfriadores Agri não só ajuda a manter a alta umidade, mas também produz um fluxo de ar mais uniforme, garantindo uma distribuição de temperatura constante por toda a instalação de armazenamento refrigerada. “Graças aos inovadores resfriadores de ar da Güntner, podemos manter nossas frutas frescas antes que elas entrem no mercado de varejo”, diz um executivo da Zhaotong Chaoyue Agriculture Company. “Nossa marca Zhaoyang Red está posicionada entre os top 10% do mercado de maçãs. Portanto, qualidade é fundamental”. “Sustentabilidade e redução de custos operacionais também são importantes para nós”, acrescenta. “Assim, quando começamos a planejar este enorme parque logístico da cadeia de produtos resfriados, era importante encontrar soluções que pudessem nos trazer benefícios a longo prazo.”

AS MAÇÃS ZHAOYANG RED JÁ COMEÇARAM A RECEBER PRÊMIOS DE ORGANIZAÇÕES NACIONAIS POR SEU SABOR E TEXTURA SUCULENTA. O MAIS IMPORTANTE, PORÉM, FOI O RECONHECIMENTO OBTIDO PELA EMPRESA POR SUAS REALIZAÇÕES EM AJUDAR A POPULAÇÃO POBRE: ESTIMA-SE QUE MAIS DE 57 MIL PESSOAS SAIRÃO DA POBREZA GRAÇAS AOS SEUS ESFORÇOS.