TECNOLOGIA LIMPA EM UMA FÁBRICA DE GELO AUTOMATIZADA NO JAPÃO

TECNOLOGIA LIMPA EM UMA FÁBRICA DE GELO AUTOMATIZADA NO JAPÃO

Voltar a Nosso impacto

Em grande parte do mundo, os cubos de gelo normalmente possuem uma aparência turva. Isso se deve ao ar preso dentro deles durante o processo de congelamento. No Japão, no entanto, é mais provável que o gelo em sua bebida seja cristalino, graças a um sofisticado processo de fabricação que elimina o ar e que torna o gelo mais duro e frio do que um cubo tradicional. O gelo cristalino pode ser comprado em supermercados e lojas de conveniência em todo o país e normalmente é consumido em casa, com refrigerante ou uísque.

Uma empresa com um histórico extenso e bem-sucedido de produção de gelo cristalino é a Honda Reizo, localizada na cidade de Himeji, na ilha de Honshu. A empresa familiar é administrada por Akiyoshi Honda, cujo sogro foi o fundador em 1954. Ela produz diariamente 113 toneladas de gelo cristalino, feito com água natural de uma nascente que fica a 100 metros de profundidade. O gelo, que tem um tom levemente azul graças aos minerais da água, é vendido em cerca de 4 mil lojas de conveniência da cidade vizinha, Osaka.

Os clientes da Honda Reizo exigem gelo da mais alta qualidade e, portanto, a limpeza na linha de produção é uma grande prioridade. Por essa razão, a fábrica é quase totalmente automatizada limitando, assim, o número de funcionários. Por ter trabalhado anteriormente em uma construtora e possuir conhecimento em engenharia de produção, o próprio Sr. Honda projetou a linha de produção automatizada. Por acreditar que um pouco de senso de humor é necessário nos negócios, ele fez uma brincadeira com a tecnologia ao colocar uma máscara de pinguim no robô de carregamento da fábrica. Isso faz muito sucesso com os alunos de escolas quando visitam a fábrica.


“Eu respeito e aprecio robôs e máquinas. Eles trabalham para nós o tempo todo, mesmo quando estou dormindo, portanto, cuido deles como se fossem meus filhos. Por isso, estou feliz em investir nas máquinas mais avançadas.”

AKIYOSHI HONDA
PRESIDENTE, HONDA REIZO


Como parte de sua busca para usar a melhor tecnologia, há alguns anos, o Sr. Honda decidiu introduzir um novo sistema de refrigeração para o armazenamento do gelo. Ele inicialmente entrou em contato com Katsuhiko Harada, presidente da Nihon Netsugen Systems, fornecedora japonesa líder de sistemas de refrigeração industrial customizados, que o apresentou a Patrik Raich, gerente de vendas no Japão da Güntner. Antes de se decidir sobre seu novo sistema de refrigeração, o Sr. Honda fez uma viagem investigativa à Europa, junto com Harada e Raich, para visitar a fábrica da Güntner em Tata, Hungria. Enquanto estava na Europa, ele também visitou várias instalações que utilizam sistemas de resfriamento de CO2 e ficou convencido de que esse era o caminho a seguir, pois o CO2 é mais verde e mais eficiente do que outros líquidos refrigerantes.

Em 2019, foram instalados um total de 15 resfriadores de ar da linha Cubic VARIO da Güntner na área da câmara frigorífica da unidade Honda Reizo, juntamente com um resfriador de líquido da linha Flat VARIO externo e uma unidade de CO2 da Nihon Netsugen Systems Co., Ltd.

“Foi um privilégio trabalhar com o Sr. Honda. Ele tem muita energia e está sempre sorrindo”, diz Raich. “Ele não apenas administra uma empresa de muito sucesso, que usa tecnologia de ponta, mas também está muito comprometido em ajudar sua comunidade local e educar de maneira divertida os jovens sobre seus negócios. É uma lição para todos nós.”


“O Sr. Honda está muito satisfeito com o desempenho dos resfriadores da Güntner. Eles se tornaram parte integrante de sua fábrica de gelo. E agora ele começou seu próximo desafio, que é dobrar ou até triplicar o tamanho da fábrica até 2024. E, lógico, ele escolherá novamente os sistemas de refrigeração da Güntner.”

KATSUHIKO HARADA
PRESIDENTE, NIHON NETSUGEN SYSTEMS CO., LTD.