INSTALAÇÃO DE UM DOS MAIS AVANÇADOS CENTROS ESPORTIVOS EM UMA ÁREA MENOS PRIVILEGIADA DE CHICAGO

INSTALAÇÃO DE UM DOS MAIS AVANÇADOS CENTROS ESPORTIVOS EM UMA ÁREA MENOS PRIVILEGIADA DE CHICAGO

Voltar a Nosso impacto

Pullman, distrito ao sul de Chicago, tem uma longa história e um forte senso comunitário. Originalmente desenvolvido como uma área de moradia para trabalhadores nos meados de 1880 pela empresa Pullman, que fabricava vagões ferroviários. Posteriormente entrou em decadência e, em 1960, correu risco de demolição total. No entanto, os moradores protestaram e hoje as construções originais têm o status de um marco histórico. Embora tenha havido um processo de gentrificação mais recentemente, a área não é abastada e a edificação do novo centro de atletismo no Parque Gately, no Pullman, é um acréscimo muito bem-vindo às conveniências locais.


“FOI CONCEITUALIZADA PELA COMUNIDADE LOCAL, QUE QUIS UM LOCAL PARA PRATICAR ATLETISMO EM CHICAGO DE UM JEITO NUNCA VISTO ANTES. “É UMA CONSTRUÇÃO DE PONTA E SEU OBJETIVO PRINCIPAL É DAR OPORTUNIDADES ÀS CRIANÇAS DE CHICAGO EM UM LOCAL DO QUAL POSSAM SE ORGULHAR.”

LUCA SERRA
DIRETOR DE MARKETING E RP, ASM GLOBAL


Na verdade, o centro de 13 mil metros quadrados, propriedade do Chicago Park District, deve sua existência à um homem em particular. Dr. Conrad Worrill, um dos principais ativistas de direitos civis e estudiosos afro-americanos de Chicago, por muitos anos, pressionou a cidade a investir em um estádio de atletismo. Quando era estudante, ele testemunhou em primeira mão como os atletas jovens da cidade tinham que praticar este esporte nos corredores da escola. Além disso, ele era um apaixonado adepto da ligação entre o atletismo e o desempenho acadêmico para jovens.

Uma construção impressionante e moderna; seu exterior é revestido de alumínio, vidro e tijolos. Mas, a parte mais significativa do centro é, sem dúvida, sua pista hidraulicamente inclinada de 200 metros, a décima-segunda desse tipo no país. Outros recursos incluem uma área de aquecimento de 370 metros quadrados, oito pistas de corrida e áreas de salto em distância, salto triplo, salto em altura, salto com vara e lançamento de disco. Há também capacidade de assentos para 3.500 pessoas. Aros e redes podem ser abaixados do teto oferecendo assim quatro quadras de basquetebol e seis quadras de voleibol.

O centro abriu em 2021 e agora hospeda uma ampla variedade de eventos, desde treinamento do ensino médio a reuniões do colegiado esportivo, além de programas e aulas em uma variedade de diferentes esportes e atividades. “O centro está realmente atraindo o interesse e a consciência para esses esportes, não somente na comunidade de Pullman, mas em toda área de Chicago,” diz Serra.

O centro tem o objetivo de funcionar durante todo o ano, o que significa essencial manter temperaturas mais frescas durante os meses de verão. Adequadamente para uma construção moderna, o resfriamento nas várias pistas e em áreas do escritório é mantido pelos quatro condensadores Flat VARIO da Güntner, controlados pelo sistema de controle de refrigeração inteligente GMMnext da Güntner. Isso permite que vários circuitos diferentes de resfriamento sejam programados separadamente dentro de cada condensador da Güntner.

“O GMMnext tem a capacidade de priorizar circuitos e controlar várias áreas do sistema de resfriamento, tornando o local muito mais econômico – e mais ecológico. No centro, estamos controlando nove circuitos, com nove diferentes pontes de configuração de pressão, com apenas aqueles quatro condensadores independentes”, diz Zachary Wernlund, gerente de Soluções Inteligentes da Güntner para as Américas.


“AS SOLUÇÕES INTELIGENTES DA GÜNTNER, COMO O GMMNEXT, CONECTAM E COMPARTILHAM DADOS, ABRINDO NOVAS POSSIBILIDADES EM TERMOS DE ECONOMIA DE CUSTOS, EFICIÊNCIA, SUSTENTABILIDADE E LONGEVIDADE DO SISTEMA. COMO RESULTADO, O SETOR ESTÁ SENDO TRANSFORMADO, UMA VEZ QUE OS CLIENTES COMPREENDEM OS MUITOS BENEFÍCIOS DE SISTEMAS DE CONTROLE SOFISTICADOS E INTELIGENTES – COMO AQUELE QUE OFERECEMOS – NO CENTRO DE ATLETISMO EM GATELY PARK.”

MIGUEL GARRIDO
PRESIDENTE-EXECUTIVO, GÜNTNER EUA


Infelizmente, Conrad Worrill faleceu em 2020 antes do término da construção do centro. “Embora ele não tenha tido a oportunidade de ver crianças correndo na pista, ele teve a oportunidade de ver a construção quase pronta,” diz sua filha, Femi Skanes. “Ele demonstrava muito orgulho quando falava sobre o novo estádio.” Em fevereiro de 2022, em homenagem ao esforço de seu pai em tornar seu sonho realidade, o centro esportivo foi oficialmente nomeado Centro de atletismo Dr. Conrad Worrill, no Gately Park.