BUSCANDO O NATURAL NO JAPÃO

BUSCANDO O NATURAL NO JAPÃO

Voltar a Nosso impacto

Entrecortada por rios e canais e de frente para uma extensa baia, a cidade de Osaka há muito tempo é conhecida como a “cidade das águas” do Japão. É uma ótima notícia para os turistas, que podem passear pelos canais e apreciar as muitas atrações. Mas, não é uma notícia tão boa para os operadores de maquinário externo. A região tem um clima subtropical e chuvas frequentes. Além disso, a água salgada do oceano Pacífico pode ser carregada pelo vento devido à proximidade. Isso significa que corrosão é uma ameaça constante. Tomohiro Satake, gerente de vendas da Güntner no Japão, estava ciente desse fato ao contemplar o novo projeto na cidade. A empresa de logística Benirei Logistics tomou a decisão de reequipar a câmara frigorífica do armazém no Osaka South Seaport, onde armazenava uma variedade de alimentos resfriados e congelados. Seus resfriadores estavam instalados no telhado, expostos às condições climáticas e localizados bem próximos à baia.

Porém, para a Benirei, a corrosão não era o único problema. O ambiente também deveria ser levado em consideração. Como muitos sistemas de refrigeração no mercado japonês, o sistema do armazém era ultrapassado, estava em funcionamento havia 40 anos e usava o líquido refrigerante R22, que é potencialmente nocivo. A Benirei decidiu adotar uma solução usando líquido refrigerante com gás natural mais ecológico e mais limpo. E optou pelo rack de compressor CO₂ transcrítico 80 HP da Panasonic. Durante o processo de escolha do resfriador de gás para o rack, a Panasonic escolheu o V-Shape COMPACT da Güntner, equipado com hydroBLU™ e ventiladores EC.


“Escolhemos a Güntner pela qualidade de seus produtos, confiabilidade de seu serviço e longa tradição de oferecer mundialmente resfriadores de CO₂.” 

GERENTE DE PROJETOS NA PANASONIC


“Escolhemos a Güntner pela qualidade de seus produtos, confiabilidade de seu serviço e longa tradição de oferecer mundialmente resfriadores de CO₂”, diz o gerente de projetos na Panasonic. A Güntner forneceu 14 resfriadores. O V-Shape COMPACT é um excelente resfriador de gás, graças a sua economia de energia e redução do espaço necessário para instalação, já demonstrados em outros mercados. Esses benefícios são consideráveis, de acordo com Patrik Raich, gerente técnico da Güntner. “Estamos confiantes de que nossos resfriadores de gás irão agregar valor ao sistema de CO₂ da Panasonic, especialmente em termos de eficiência energética”, diz ele. “Nosso sistema de resfriamento adiabático hydroBLU™ efetua um pré-resfriamento da entrada de ar economizando, assim, mais energia ao reduzir a temperatura de condensação. Durante as estações quentes do ano, isto pode representar um potencial enorme em economia de energia. E quando o espaço de instalação é importante, esta solução é a melhor escolha, pois requer um espaço menor.”

O que nos leva de volta ao teto do armazém de Osaka da Benirei. Devido às condições climáticas extremas do local, por causa do calor e da umidade, Raich compreendeu que os resfriadores de gás necessitariam de uma excepcional capacidade anticorrosão. A Güntner recebeu da Panasonic as especificações de alto desempenho anticorrosivo. Para atender a essa alta especificação, foi proposto pela equipe de especialistas da Güntner como solução o uso de trocadores de calor revestidos com KTL. O processo KTL (processo de revestimento eletroforético) é amplamente usado na indústria automobilística e é significativamente mais ecológico que muitas outras tecnologias anticorrosivas. Podemos dizer que a “Güntner está sempre à frente em termos de solução” diz Satake.

O executivo sênior da Panasonic, Hiroyuki Tominaga, elogiou o projeto de Osaka dizendo que é um importante marco no Japão. “Ao concretizar o uso de líquidos refrigerantes naturais e ecológicos na cadeia de suprimentos alimentares, vamos lutar para atingir nossa missão de criar uma vida mais prazerosas e melhor para a população,” disse ele.