MELHOR DESEMPENHO POR MEIO DA INTERNET INDUSTRIAL DAS COISAS

MELHOR DESEMPENHO POR MEIO DA INTERNET INDUSTRIAL DAS COISAS

VOLTA ÀS INOVAÇÕES

A Internet Industrial das Coisas (IIoT) é uma tecnologia transformadora que constitui um pilar central da Indústria 4.0. Conectar máquinas a plataformas analíticas via sensores conectados à internet significa que elas podem ser monitoradas, ou até mesmo automonitoradas. Isso permite que possíveis problemas sejam previstos, resultando em menor tempo de inatividade e maior eficiência. As implicações para o mercado de sistemas de resfriamento são óbvias e, se voltarmos a 2017, isso foi algo que ocorreu com Zachary Wernlund, Gerente de Soluções Inteligentes da Güntner para as Américas. Quando a Güntner lançou sua própria versão de Shark Tank (um programa de competição com vários empreendedores), buscando ideias inovadoras de sua força de trabalho nas Américas, Wernlund pode colocar sua própria ideia em prática.


“PERCEBI QUE A IIOT IRIA OCUPAR UM LUGAR CRUCIAL NO CRESCIMENTO FUTURO DE TODA INDÚSTRIA, PORTANTO, ERA ALGO QUE TÍNHAMOS QUE ADOTAR.”

ZACHARY WERNLUND
GERENTE DE SOLUÇÕES INTELIGENTES, GÜNTNER


“Quando iniciei na Güntner trabalhei arduamente na área dos serviços, portanto, interagi muito com os clientes – e particularmente quando eles estavam passando por situações desagradáveis. Mas havia frequentemente uma desconexão entre a situação real e o que víamos aqui na Güntner, porque nosso insight consistia puramente do que nos falavam por telefone ou o que víamos por imagens. Com uma solução baseada na IIoT, teríamos os dados imediatamente em nossas mãos,” lembra ele. No evento Shark Tank da Güntner, Wernlund e sua equipe multidisciplinar e multicultural conquistaram esse prêmio, competindo com 44 outras equipes na competição. E foi então que o trabalho duro começou. “Anteriormente, era apenas uma ideia,” diz Alejandro Lomas, atualmente Gerente de Produto e Inovação da Güntner, que organizou o evento anterior. “Agora, é o momento de colocar aquela ideia no papel e realmente desenvolver um plano de trabalho.”

Wernlund e seus colegas começaram a trabalhar em um protótipo, revisando, como ele diz, “muitas, muitas, muitas vezes”. Mas, não era apenas uma questão de desenvolvimento da tecnologia, havia também um aspecto comercial a considerar. “Tivemos que pensar em vendas, porque isso seria um produto totalmente novo para os nossos colegas de vendas, portanto, precisávamos desenvolver uma estratégia e formas de promovê-lo e vendê-lo,” diz ele. “Havia também o aspecto jurídico, tínhamos que garantir que não teríamos problemas com a coleta de dados. Basicamente, a questão seria desenvolver um novo negócio na Güntner a partir do zero.”

Agora, Wernlund e sua equipe concluíram a primeira fase do projeto. A equipe desenvolveu uma interface que permite que os clientes e os funcionários da Güntner monitorem em tempo real as informações como temperatura, velocidade do ventilador, voltagem e horas em operação. O equipamento pode ser conectado através da transmissão de dados de um celular, WiFi ou ethernet. Se o sistema detectar uma anomalia, envia um alerta via e-mail ou SMS para o cliente e a Güntner. Porém, esse é só o começo, diz Wernlund: “É excelente poder visualizar os dados e a coleta, mas o objetivo final é começar a usar essa informação, desenvolver a aprendizagem de máquina em nosso sistema de controle e aplicar de forma preditiva controle e manutenção ao usarmos os dados de todas nossas unidades pelo mundo.” O que Wernlund basicamente prevê é um ecossistema Güntner conectado mundialmente, alimentado pela IA e automatização, onde as falhas podem ser previstas e as peças de reposição enviadas a um cliente antes mesmo de que eles saibam que as peças são necessárias.

A solução de IIoT da Güntner foi reconhecida no Prêmio de Líderes da Inovação e Tecnologia, organizado pela revista TNE em Monterrey, onde foi premiada. “Em anos recentes, Monterrey, Nuevo León se tornou um verdadeiro Vale do Silício do México. Portanto, o reconhecimento tem grande significado,” diz Lomas. “Isso prova que a Güntner é uma das pioneiras da Indústria 4.0 no México.”


“A POSSIBILIDADE DE ESTAR CONECTADOS EM TEMPO REAL AO EQUIPAMENTO NOS PERMITE ESTAR DISPONÍVEIS PARA NOSSOS CLIENTES EM SUAS INSTALAÇÕES SEMPRE QUE PRECISAREM DE NÓS. E AO MESMO TEMPO, SE OS DADOS QUE COLETAMOS NOS AJUDAM A MELHORAR A OPERAÇÃO DO SISTEMA EM GERAL E USAR DA MELHOR FORMA A ENERGIA E A ÁGUA, ISSO VAI DE ENCONTRO AOS NOSSOS OBJETIVOS DE SUSTENTABILIDADE.”

RAFAEL LOPEZ
REPRESENTANTE DE VENDAS EPC, GÜNTNER