A LUZ DA INOVAÇÃO

A LUZ DA INOVAÇÃO

VOLTA ÀS INOVAÇÕES

No final de abril do ano passado, os olhos do mundo se voltaram brevemente para a pitoresca cidade de Birkenfeld, no sudoeste da Alemanha. Ali, quase 300 dos 1.100 funcionários de um matadouro testaram positivo para Covid-19, iniciando uma tendência que continuaria não apenas na Alemanha, mas em todo o mundo, conforme outros matadouros também se mostravam ambientes propícios à propagação do vírus.


"FICOU MUITO CLARO QUE ERA NECESSÁRIO PROTEGER TANTO OS ALIMENTOS QUE DEIXAVAM OS MATADOUROS QUANTO AS PESSOAS QUE ALI TRABALHAM.”

Michael Freiherr
DIRETOR GERAL & CTO, GÜNTNER


A tecnologia de resfriamento de ar da Güntner é amplamente utilizada no setor de processamento de alimentos, e Freiherr imediatamente deu início a um programa de pesquisa e desenvolvimento para a criação de um resfriador de ar que ajudasse a minimizar o risco de infecção.

Após analisar diferentes métodos de neutralização de bactérias e vírus, logo ficou claro que o uso de luz UV-C era a solução mais rápida e segura para o problema. A radiação ultravioleta de ondas curtas se mostrou eficaz na destruição de tais microrganismos, incluindo o vírus da Covid-19 – mas não necessariamente quando usada em um resfriador de ar.
“Já havíamos usado luz UV-C em resfriadores de ar a pedido de clientes, então era algo que já sabíamos fazer”, afirma Freiherr. “Mas até então todos apenas achavam que talvez funcionasse. Com a pandemia, é realmente necessário que haja um grau de certeza.”

A equipe da Güntner se reuniu com biólogos do renomado Instituto Fraunhofer de Engenharia de Processo e Embalagem para elaborar um cronograma de testes para provar que sua tecnologia realmente funcionava no interior de uma câmara frigorífica. “Inicialmente, queríamos fazer isso nos laboratórios deles, mas as condições não eram as mesmas de uma câmara fria do mundo real”, explica. “Então decidimos usar nosso próprio laboratório em Fürstenfeldbruck, onde temos uma câmara frigorífica.”

O novo resfriador de ar, com um emissor UV-C interno situado entre a serpentina do trocador de calor e o ventilador, foi instalado no laboratório de Fürstenfeldbruck. A equipe então começou a testar os níveis de bactérias que ocorrem naturalmente no ar, o que levou a uma descoberta inesperada. “A partir da nossa pesquisa inicial, a única afirmação que podíamos fazer era que nossos laboratórios eram provavelmente os mais limpos do mundo!”, diz Freiherr, rindo. “Simplesmente não havia bactérias suficientes no ar.” Para compensar, a equipe introduziu endosporos de bactérias subtilis, inofensivas para humanos e comumente usadas em pesquisas científicas. Assim foi possível medir quanto caíam os níveis conforme o ar era irradiado com a luz UV-C no interior das unidades e como eles aumentavam quando isso não era feito. Como resultado, os biólogos de Fraunhofer puderam afirmar com segurança que 99,9% de todos os germes transportados pelo ar seriam mortos dentro de algumas horas.

O resfriador de ar com UV-C Güntner Cubic VARIO foi lançado em novembro, com outros recursos especiais para garantir uma operação higiênica. Todos os materiais utilizados são certificados para uso em alimentos, e as bordas da bandeja de gotejamento são anguladas, evitando o acúmulo de sujeira. Toda a carenagem não só é totalmente acessível para limpeza, mas também é desacoplada termicamente, o que evita a condensação de água na carenagem.


"FAZ SENTIDO USAR ESSE PRODUTO, POIS ELE INCREMENTA AS MEDIDAS DE HIGIENE QUE JÁ ERAM IMPLEMENTADAS. EU IMAGINO QUE OS EMISSORES DE UV-C DOS RESFRIADORES FICARÃO LIGADOS DURANTE A NOITE, QUANDO NINGUÉM ESTÁ TRABALHANDO NAS INSTALAÇÕES. ESSE É O MELHOR PROCEDIMENTO DO PONTO DE VISTA DA SEGURANÇA E, COM NOSSA ALTA TECNOLOGIA, SERÁ TEMPO SUFICIENTE PARA QUE OS RESFRIADORES ACABEM COM TODAS AS BACTÉRIAS E VÍRUS NO AMBIENTE."

Michael Freiherr
DIRETOR GERAL & CTO, GÜNTNER